Páginas

9 de dezembro de 2010

9 de Dezembro

É, velho. Hoje estou completando 20 anos. E agora? O que diabos eu faço da minha vida? O que vai ser de mim daqui pra frente? Às vezes eu me pergunto se não era melhor ter ficado na barriga da minha mãe. Ter alongado esses noves meses que fiquei lá por uma eternidade que eu desconheço. 

O que eu sou hoje? O que pensam de mim hoje? Sou um estudante universitário vagabundo que não vale nada. Que não quer nada da vida. Eu sou o Vinícius. E daí? O que isso importa? Pensam por aí que eu sou um vagabundo e tal. (Estão errados?) Um dos mais loucos e sem paciência dos 09. Grande coisa! Sou louco. Sou ateu (estou revendo essa minha posição depois de algumas leituras e explicações do Agostinho). Sou revoltado. Sou torquatiano. Sou drummoniano. Sou feio, esquisito, agora tão dizendo que eu estou gordo. E daí, meu? O que isso importa pra mim? Qual diferença vai fazer na minha vida?

Hoje faço 20 anos! 20 anos! E daí? Isso não tem importância. Só estou ficando mais velho. Old. Coroa. E isso para mim não é importante. Pra mim não importa nada. Não importa essa minha vida. Não importa essa minha morte. E se eu me matasse hoje? Faria alguma diferença? Seria que nem Torquato Neto? Ao invés de morrer dia 9 de Novembro eu morreria dia 9 de Dezembro. O que importa, velho? Estou nem aí. O que aparece de bom na minha vida vai embora. Tudo é efêmero. Não demora nada. Hoje estou feliz, amanhã triste. Já era. Não importa. Estou cansado. Cansei mesmo.

Hoje tem pessoas que ganharam importância na minha vida. E daí? Elas somem, ou são só mascaras. Cansei. Cansei. Cansei. Esse mundo não presta e não estou mais agüentando ele. Cansei. Cansei. Deprimo-me, fico triste e por aí vai. Tem pessoas que me fazem feliz, e outras que me fazem infeliz também. A felicidade mora aqui? Mora no Piauí? Se ela está por aqui eu ainda não encontrei ela não.

E por que viver? Por que continuar nessa vida infeliz? Cadê Deus? Cadê os Deuses? Cadê tudo? Cadê nada? Cadê a importância? Não tem! Não encontrei. Falam que me amam. Cadê esse amor? O que é o amor? Cadê, velho? Cadê, porra? Não existe! Não está aqui. É efêmero.

Chorar não adianta nada. Não adianta se emocionar. Não adianta ser romântico não. Nesse mundo em que vivemos não adianta nada. Nada importa. Nada importa nesse capitalismo, no comunismo, na tecnologia, na tecnocracia. Já deixamos de ser humanos há tempos. Só quero viver, ser humano, não ser mais frio e isso está difícil. Está muito complicado. 

E para quê 09 de Dezembro? Uma data qualquer como outra que não existiu. Um dia da semana. Um dia qualquer do mês de Dezembro. Um dia qualquer do ano de 2010. Vai lá. Nada mais importa. Mudar. Mudar? Pra quê? Sei lá! Mudar essa minha realidade que só assim mudarei e as coisas passaram a fazer sentido. E o que eu quero? Qual o meu presente? Só quero viver meus doces sonhos. Só quero viver numa boa.


Teresina (PI), 9 de Dezembro de 2010.

7 comentários:

  1. Primeiramente parabéns ao louco cada dia mais velho. Das duas uma: Saca a arma e puxe o gatinho, ou segue a vida mesmo sob a mira do revolver. Abraço cara!

    ResponderExcluir
  2. Hum.. Mais uma primavera ;D Feliz Idade moço.. Menino da História, dos mistérios, da rebeldia, da aflição! Achol que assim está bom rsrs!
    Aproveite enquanto está novo, como minha mãe diz. ;D

    ResponderExcluir
  3. Antes, a questão era descobrir se a vida precisava de ter algum significado para ser vivida. Agora, ao contrário, ficou evidente que ela será vivida melhor se não tiver significado.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, o que significa ser torquatiano?
    Segundo, Parabénssssssssssss!!
    Terceiro, a vida é tão bonita, cara. Tudo que tu ainda tem para viver, tudo que tu ainda pode conhecer, as pessoas, as situações engraçadas e interessantes que essa vida ainda pode te proporcionar.. vale a pena viver, baby. O negócio é só conseguir ver isso..
    beijoo

    ResponderExcluir
  5. "Sou torquatiano. Sou drummoniano. Sou feio, esquisito, agora tão dizendo que eu estou gordo." esqueceu de dizer que é sãopaulino né?
    negando as origens só pra ñ te chamarem de bambi tbm! zueira kkkkkkk

    agora no sério o poeta gonzaguinha disse uma vez algo que significa muito pra mim hoje: "nem tudo apodrecido de modo que se possa dizer nada presta e nem todos derrotados de modo que ñ dê pra se fazer uma festa" a vida é cheia de possibilidades e só vira tédio se vc deixar, se vc for um fraco,um covarde,um cuzão idiota q acha bem mais fácil dizer que tudo é um saco, e ficar pensando em se matar a ao invés de agradecer, lutar e viver.
    Não pense que ñ faria a diferença. faria sim Cavaleiro solitário, vc viveu, andou por aqui, por mais ruim que vc seja comigo, me xingue, me bata, me morda eu vou ficar muito triste e vou chorar quando vc morrer, eu fico triste de ver um cachorro todo cheio de sarna numa calçada todo magrinho quase morrendo pq eu ñ iria me importar com vc?
    deixa eu parar por aqui pq agora eu lembrei do cachorrinho e to querendo chorar de novo.

    parabéns vinicius!

    ResponderExcluir
  6. gordooo!
    haha! sempre!
    feliz dia 09!
    seja lá o que tem feito durante esses 20 anos, nunca desista. Não importa pra onde vá... o que importa é que vc vá...
    te adoro Vini!
    [doente \o]

    ResponderExcluir
  7. Vinicius e a crise dos 20 anos!! kkk parabéns!!!

    ResponderExcluir